vila belga
4A地址: 暂无
开放时间: 暂无
景点印象
Ao chegar ao local, que tinha tudo para ser um ponto turístico interessante, vemos as casas mal cuidadas muitas com pintura descascando, janelas e portas com grades o que ao meu ver tira a característica das casas e toda a sinalização turística devidamente pixada ( marca registrada de Santa Maria). Não há um ponto de informação ou vida turística no local. Caso o turista não faça dever de casa buscando informação na internet o passeio vira apenas uma voltinha por casinhas coloridas. Triste ver algo considerado patrimônio historico tratado com tanto desleixo.
Longe de ser uma grande atração turística, com infraestrutura e diversas atividades de lazer, a Vila Belga pode ser considerada um lugar que contém não só histórias da construção de uma ferrovia importante para o desenvolvimento do Estado, mas histórias de construções ímpares, de famílias que ali viviam, conflitos e interesses. Uma passagem pela história, pelo desenvolvimento da cidade de Santa Maria. Do ponto de vista turístico, tem se conservado limpa e organizada depois da Revitalização, que serviu para preservar e tornar mais atrativa a vila a ser visitada. Além disso, é um belíssimo lugar para se tirar fotos e caminhar lentamente por entre as casas. Não é necessário nenhum sapato ou roupa especial, e a "entrada" é totalmente grátis, o que torna o passeio bastante acessível. Um turista de Santa Maria não pode deixar de passar por esse lugar!
Se tem um local que é o cartão postal histórico da cidade, este é a Vila Belga. A região foi restaurada e está muito bonita. Altamente recomendado para quem gosta de arquitetura e história ligada à ferrovia. O único ponto negativo é a falta de atrativos de qualidade. Não há nada para fazer além de passear pelo casario.
Lugar muito bom para ser usado como cenário de fotos e também oferece oportunidade de conhecer um pouco da história de Santa Maria.
local onde moraram e ainda moram alguns ferroviários de santa maria. este local concentra casas de estilo único de um tempo que não acredito que não volta mais.
A preservação do bairro é o que mais encanta em quem o visita, o local é simplesmente lindo, com geografia e vegetação muito peculiar que fazem justificar o clima europeu que o permeia, mas as construções são magnificamente bem conservadas e vale à pena ser visitado.
Lugar histórico próximo ao centro de Santa Maria. Tinha tudo para ser um centro gastronômico e cultural se a prefeitura investisse na ideia.
Passei no horário da noite e realmente e um local bem interessante de se visitar. As pessoas ficam sentadas nas calçadas algo bem estranho de se ver na cidade grande
Arquitetura antiga, com recente reforma. Lindo para fotografar somente, realizar book fotográfico ou apreciar.
Local utilizado como cenário de fotografias, principalmente a noite. Tem seus casarões razoavelmente conservados e nos remete a fundação da cidade.
Um belo conjunto de predios coloridos junto antiga estação de trens, eram de trabalhadores belgas que vieram a ajudar na construção da ferrovia, espero que a pichação horrivel existente em Santa Maria não chegue aqui!!
Um ponto muito bonito em Santa Maria, retratando casas de uma época longínqua. As casas foram reformadas e lembram de certa forma, casa de outras regiões do Brasil.
Este local foi um dos primeiros conjuntos habitacionais do interior do Rio Grande do Sul. Era onde moravam os primeiros ferroviários da cidade. As ruas ainda possuem o calçamento original.
Há poucos dias, mostrei o local a amigos paulistas que nos visitaram. As casas, ruas e calçadas foram restauradas, na tentativa de resgatar as imagens do passado. Achei ótimo terem proibido o trânsito de veículos pesados no local. Todo santa-mariense deveria levar seus visitantes para conhecerem a Vila Belga, famosa por abrigar os engenheiros e funcionários belgas que construíram nossas vias férreas, hoje totalmente sucateadas.
A Vila Belga se caracteriza por ser um grupo de casas, lado a lado, localizadas em um bairro antigo da cidade, todas na rua, não são em algum lugar fechado ou cercado, quem passa na rua, vê as casas. Sinceramente, embora seja tombada por ter uma história relacionada ao desenvolvimento da cidade, não tem graça nenhuma. Uma rua, casas diferenciadas por sua cor...e só.